O que é um líder? Um líder, de acordo com o dicionário é:
1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.
A liderança para mim, não é dada e sim conquistada, nós podemos ver na vida de Davi que ele nunca reivindicou a sua liderança, nem disse que ele tinha sido ungido rei. Mas as pessoas reconheceram a sua liderança. O que tenho visto, é que os seus liderados serão aquilo que você é como líder. Como temos nos portado não apenas diante de nossos lideres, mas também longe deles? Temos protegido suas costas ou somos os primeiros a atacar quando estão longe ou vulneráveis?
O que fizermos aos nossos lideres é o que eles farão a nós, e vice-versa. A lei da semeadura, Gálatas 6:6-10
“O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”
“O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”
Josué e Moisés: “Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés” (Josué 11:15).
Josué mesmo tendo seu líder já morto, não deixou de cumprir uma única palavra daquilo que lhe foi ordenando. Mas infelizmente, hoje tem muito liderado que nem espera o seu líder virar as costas e já está colocando um toque seu naquilo que lhe foi pedido fazer. Ou às vezes o liderado até acaba fazendo, mas o seu coração está cheio de murmuração, reclamação. É assim que muitos se comportam, por fora são submissos, mas por dentro maldizem seus líderes, murmuram e dizem que se fossem eles os líderes, fariam diferente.
Atente para o que vou te dizer agora; você sabia que vontade de andar sozinho e poder decidir tudo por si próprio não é sinal de maturidade? A Palavra de Deus é que fala isto:
“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1).
Tremendo isso não irmãos? Quanto mais você cresce diante de Deus, e quanto mais você O conhece, mais vai querer responder a alguém e estar debaixo da liderança de alguém, estar servindo. Pois ser servo é um segredo.
Arão, Hur e Moisés: “Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada” (Êxodo 17;10-13).
Aqui podemos ver um líder cansado, seus liderados percebem isso e vão ao seu encontro e o apóiam até a batalha ser ganha. Como é tremendo ver isso em nosso meio, mas hoje em dia vemos coisas muitos diferentes, no texto Arão e Hur botão a pedra embaixo de Moisés, mas muitos querem colocar a pedra em cima! Deus nos chamou para sermos como Arão e Hur, sustentemos nossos lideres, tenhamos a vontade de servir e não só de ser servidos, façamos tudo não para o nosso reconhecimento, mas sim para honra e para a glória de Deus.
Os soldados de Davi: “De novo, fizeram os filisteus guerra contra Israel. Desceu Davi com os seus homens, e pelejaram contra os filisteus, ficando Davi mui fatigado. Isbi-Benobe descendia dos gigantes; o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos, e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, socorreu-o, feriu o filisteu e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel” (II Samuel 21:15-17).
Nesse texto vemos Davi cansado e em perigo, e vemos Abisai vindo em seu socorro, por esse texto vemos que nossos liderados nos protegem muitas vezes, mas haverá vezes em que precisarão de nossa proteção também. Davi já tinha matado um gigante, mas isso não quer dizer que ele vai matar todos os gigantes que aparecerem, ele também já tinha “mostrado” aos seus liderados como matar gigantes, e na hora certa um de seus liderados mostrou ao seu líder que tinha aprendido a lição, tinha sido servo e prestado atenção em seu mestre, e estava ali disposto a dar sua vida pelo que acreditava, por quem servia, acho que nos falta muito disso hoje. Sabedoria ao ver que se o rei saísse de novo poderia morrer e falam que não iria mas com eles para as lutas, discernimento de vermos quando é a hora de batalharmos pelos nossos lideres.
Usemos esses exemplos para nossas vidas, para o nosso dia a dia, sejamos submissos, sejamos mais servos, servos de orelhas furadas como em Êxodo 21, que mesmo sendo livres submetiam-se ao seu líder para continuarem servindo-lhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário